Centros avançados
Centro Avançado de Urologia

Uroginecologia
O Ambulatório de Uroginecologia do HSVP oferece cuidado especializado às doenças do assoalho pélvico feminino, como incontinência urinária, cistite, síndrome da bexiga hiperativa, vulvodínia e prolapso genital.
Muitas vezes, essas doenças podem deixar as mulheres confusas, sem saber qual especialista procurar. A Uroginecologia é a resposta certa para atender a essas pacientes, pois reúne as especializações em Urologia e Ginecologia.
O serviço é coordenado pela Dra. Rubina Lúcia Fassio e oferece diferentes linhas de tratamento para as doenças do assoalho pélvico, como:
- Conservador, com fisioterapia pélvica
- Medicamentoso hormonal sistêmica ou local
- Terapia comportamental
- Cirurgias
Em alguns casos, pode ser utilizada a aplicação de botox ou o implante de dispositivos neuromoduladores para controlar a bexiga. A fisioterapia é uma ferramenta importante e é aconselhada em quase todos os casos.
Estudo urodinâmico
O estudo urodinâmico, também conhecido como avaliação urodinâmica, simula o funcionamento da bexiga e da uretra para verificar a função do trato urinário inferior. O exame é indicado para diagnóstico de problemas urológicos e uroginecológicos, como incontinência urinária, retenção urinária e aumento da próstata.
O exame é indolor, demora 40 minutos, em média, e é realizado em nível ambulatorial.
Preparo:
- Chegar ao HSVP 30 minutos antes do horário agendado, com a bexiga confortavelmente cheia (sem sofrimento para urinar);
- Trazer exame de urina negativo (sem infecção), realizado até 30 dias antes;
- Manter a medicação diária, mas suspender 7 dias antes anticoagulantes, aas, aspirina prevent e clopidogrel;
- O cardiologista deve ser consultado em caso de doenças valvulares ou de uso de próteses cardíacas, para que seja feita uma medicação profilática.
Cistoscopia
Exame endoscópico que avalia a uretra e a bexiga, a cistoscopia é indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior, como infecções urinárias, inflamação crônica da bexiga e tumores (benignos ou malignos) da bexiga.
O procedimento também pode ser usado para fins terapêuticos (de tratamento), como no caso da litíase urinária, na fragmentação do cálculo renal.
Penioscopia
A peniscopia é utilizada para identificar alterações e lesões microscópicas no pênis, escroto ou região perianal e, assim, diagnosticar infecções por HPV, herpes, candidíase e outras infecções genitais.
O exame é indolor e realizado no próprio consultório.
Ureteroscopia
A ureteroscopia é um procedimento minimamente invasivo para a extração cálculos renais e ureterais. No procedimento, um pequeno endoscópio (o ureteroscópio) é inserido na bexiga e no ureter, possibilitando a fragmentação e a retirada do cálculo.
A ureteroscopia também é indicada para o diagnóstico de doenças urológicas.
O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com o paciente sob anestesia (geral ou local). Não há necessidade de incisões ou cortes.
Ressecção endoscópica da próstata
A ressecção endoscópica da próstata é indicada para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata, aumento da glândula associado à idade que pode causar dificuldade em urinar. No procedimento, realizado um pequeno endoscópio e sem cortes, a parte da próstata que está ocasionando a obstrução da urina é ressecada e retirada.
- Litotripsia intracorpórea
- Cirurgia a laser
- Videolaparoscopia
- Biópsia endoscópica ou dirigida por ultrassonografia