Hospital é lugar de jogos e brincadeiras? Na Semana da Hospitalidade do nosso Hospital, ocorrida neste mês de janeiro, sim. De forma lúdica, pacientes e colaboradores interagiram em atividades recreativas. Foi dessa forma que o tema ‘Hospitalidade’ foi abordado ao longo de três dias de evento, que também levou os colaboradores a participar do Laboratórios de Experiências, vivenciando a rotina do paciente no hospital. “A nossa Semana da Hospitalidade foi muito mais do que uma ação estratégica. Quando nos colocamos no lugar do outro, praticamos a empatia e vivemos o verdadeiro espírito de servir, impactando diretamente a experiência dos nossos pacientes e o engajamento dos nossos colaboradores”, destaca Jullyana Mezabarba, nossa gerente de Hospitalidade do HSVP.
Ela conta que os colaboradores foram convocados a participar voluntariamente da ação e se inscreverem para jogar com os pacientes, que puderam escolher entre dama, Jenga, jogo da velha e jogo da memória. “Criamos momentos especiais, que uniram diversão, acolhimento e cuidado, proporcionando uma experiência bem diferente aos pacientes e aos colaboradores participantes”, contou Jullyana. Uma das colaboradoras a aderir à proposta, a analista da Qualidade Michelle Ozon, aprovou a ideia: “foi muito interessante essa dinâmica, pois é uma outra forma de interagir com os pacientes e a questão da experiência do paciente é relevante para nós”.
No Laboratório de Experiências, um circuito de sensações positivas e negativas, os colaboradores participaram de simulações com diferentes abordagens nos setores de Hotelaria, Call Center, Nutrição e Atendimento. Em cada estação, os participantes puderam vivenciar um exemplo de atendimento inadequado e, em seguida, a experiência com o padrão HSVP: acolhimento, segurança, qualidade e empatia em cada detalhe. “Esse espaço foi a forma que encontramos de sensibilizar os colaboradores sobre o impacto de suas ações no dia a dia dos pacientes. Ao vivenciarem situações como um ambiente sujo em contraposição a um organizado ou atendimento displicente versus atencioso, eles conseguem perceber diretamente o valor de oferecer excelência em cada detalhe”, enfatiza a gerente.
Afora as atividades lúdicas, ocorreram palestras que destacaram assuntos relacionados ao acolhimento, cuidado e prestação de um serviço de alta qualidade.
Para a diretora geral do Hospital, Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, as ações desenvolvidas na Semana da Hospitalidade refletem os princípios da instituição: “nosso carisma vicentino nos inspira e o acolhimento, a humanização do cuidado e a busca pelo atendimento de excelência fazem parte da essência do HSVP. Entender como nossos pacientes nos vêem nos dá a perspectiva dos pontos que precisam de maior atenção e que necessitamos desenvolver com mais afinco”, afirma. O diretor executivo do HSVP, Rogério Bartkevicius reforça que a programação contribuiu não apenas para fortalecer a relação entre equipe, pacientes e familiares, mas também para promover o aprendizado e favorecer a conexão com os valores que tornam o HSVP um hospital diferenciado”.