Associação
São Vicente de Paulo

Associação São Vicente de Paulo foi o nome civil dado à primeira Província das Filhas da Caridade no Brasil, fundada em 1860, no Rio de Janeiro.

Inicialmente, a atuação da Província estendia-se por todo o país, e aos poucos foi se subdividindo para melhor atender às finalidades do carisma e da missão das Irmãs. Atualmente, as Filhas da Caridade contam com seis Províncias no Brasil, com sedes no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Curitiba, Amazonas, Fortaleza e Recife. As seis Províncias realizam ações nas 27 unidades federativas do país.

A Província do Rio de Janeiro abrange, atualmente, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Sua sede administrativa fica localizada na Casa Provincial, no bairro da Tijuca, zona norte da cidade. Suas atividades são divididas em quatro áreas específicas de atuação, sendo elas: Educação, Socioassistencial, Saúde e Religiosa.

A área de educação tem como missão educar e evangelizar, à luz da pedagogia de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.

Complexo da Associação São Vicente de Paulo no Rio de Janeiro

A missão da área socioassistencial é promover e desenvolver projetos e ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

O HSVP representa a área da saúde. Fundado pelas Filhas da Caridade em 1930, tem como missão humanizar o atendimento à saúde, com moderna tecnologia e profissionais especializados, comprometidos com a qualidade, a educação permanente e os valores da instituição.

A vocação Religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo é o instrumento de ação missionária da Igreja e tem em sua essência o carisma Vicentino, inspirado no amor de Deus aos pobres.

Mais informações em www.filhasdacaridaderj.org.br