Fale conosco          Trabalhe conosco                               

Manual do Paciente

No Manual do Paciente do HSVP, nossos clientes encontram informações fundamentais para que a experiência conosco seja eficaz e bem sucedida. Dicas quanto ao processo de internação, de estada e de alta foram detalhadas para facilitar a consulta. Opções de alimentação e outras normas que garantem o bem-estar de nossos pacientes e a eficiência operacional do nosso hospital também fazem parte deste manual.

Caso precise de outras informações, solicite um exemplar do Manual do Paciente à Central de Internação pelo número (21) 2563-2171. 

O que trazer ao internar-se

O HSVP fornece roupas hospitalares que você deve usar enquanto acamado. Se preferir, pode usar camisolas e pijamas próprios, além de objetos de toalete e chinelos. Em seu quarto, há armário com chave, onde seus pertences devem ser guardados sob sua inteira responsabilidade. Evite trazer objetos de valor ao hospital. 

Se você faz uso regular de algum medicamento e vai trazê-lo ao hospital, por favor, comunique o fato à equipe de Enfermagem. Lembramos que a automedicação deve ser evitada por ser perigosa e causar danos à saúde.

Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel ao chegar e antes de deixar o hospital.

Assistência multidisciplinar

O HSVP trabalha com equipes qualificadas, prontas para fornecer uma atenção integral: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos. 

Os médicos plantonistas estão sempre disponíveis para atender a qualquer caso de emergência. E a equipe de Enfermagem está qualificada para administrar cuidados eficientes e individualizados. Quando precisar dos serviços de um profissional da Enfermagem, chame-o pelo interfone.

Nosso serviço especializado de Psicologia garante apoio emocional ao paciente e a seus familiares quando há indicação médica ou da enfermeira líder. A equipe multiprofissional, os pacientes e/ou os familiares podem, também, solicitar Assistência Social.

Hotelaria e hospitalidade

A Hotelaria é um serviço que se preocupa em atender ao cliente desde a recepção, serviço de quarto, higiene, rouparia e segurança. Diariamente, uma equipe treinada efetua a higienização dos quartos. Se precisar desse serviço fora da rotina diária, comunique-se com o Posto de Enfermagem. 

Os recursos existentes nos quartos são para oferecer-lhe conforto e segurança. Zele por eles e todos serão beneficiados. 

O HSVP possui Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, que obedece rigorosamente às normas do Ministério da Saúde e faz as seguintes recomendações: 

  1. Higienize as mãos com água e sabão ou álcool-gel ao chegar e antes de deixar o hospital;
  2. O acompanhante e/ou visitantes não devem entrar em outros quartos que não o de seu paciente, nem circular desnecessariamente pelos corredores e por outras áreas do hospital; 
  3. Flores e plantas não devem ser levadas para os quartos. Se recebidas durante a internação, podem ser encaminhadas à Recepção Social ou à Capela, no 1º andar. 
  4. A alimentação nos quartos é restrita ao paciente. Somente em casos muito específicos, é estendida ao acompanhante; 
  5. Portas e janelas devem estar fechadas se o ar-condicionado estiver ligado, inclusive a porta do banheiro.

 

Acompanhantes e Visitantes

Acompanhantes

Só é permitido um acompanhante por paciente (as despesas não estão incluídas na diária do quarto). 

O acompanhante registrado na recepção terá direito ao desconto do estacionamento e pagará o valor de 1 hora por cada período de 12 horas de utilização do estacionamento. O valor total é informado somente pelo profissional da GEPARK no momento da saída do veículo. Só é permitido um acompanhante por vez. 

A diária do acompanhante será cobrada ao paciente independente da diária do quarto, exceto para os planos de assistência à saúde que possuem cobertura contratual. A cada noite o visitante deverá assinar o documento que lhe dá o direito de permanecer no quarto, a roupa de cama, banho e ao desjejum. Caso contrário, será cobrada a taxa de pernoite conforme tabela, inclusive para pessoas acima de 60 anos e menores de 18 anos.

Visitantes

Os visitantes devem entrar pela recepção social, localizada no 1º andar, para que seja efetuada a identificação e, assim, terem acesso às unidades de internação. Deverão permanecer no quarto apenas três pessoas de cada vez. 

Crianças com mais de 7 anos estão autorizadas a visitar; as exceções irão necessitar de autorização da enfermeira do setor. 

Horários:

QUARTOS: 10h às 21h.

CTI e UPO: 15h às 16h30 (um por vez) e 20h às 20h30 (apenas um familiar). 

Por favor, observe as regras de visitas: 

  1. Não visitar se estiver resfriado ou com doença infecciosa; 
  2. Ser breve; outros querem fazer visita; 
  3. Não levar alimentos para os quartos, pois eles interferem na dieta do paciente e comprometem a higienização; 
  4. Não sentar na cama nem colocar sobre o leito revistas ou outros objetos;
  5. Atender à solicitação da Enfermagem, retirando-se do quarto por ocasião de tratamentos ou quando esgotado o horário de visitas;
  6. Não insistir quando as visitas estiverem proibidas por ordem médica; 
  7. Não fumar no ambiente hospitalar; 
  8. Usar trajes adequados ao ambiente hospitalar; 
  9. Zelar pelas instalações e respeitar as regras de segurança. 
Nutrição e dietoterapia

A dieta é parte importante de sua terapêutica. Como os demais tratamentos, é também prescrita pelo seu médico e supervisionada pela equipe de nutricionistas. Dependendo do tipo de dieta e de acordo com o cardápio do dia, você pode escolher a alimentação de sua preferência. 

Para os pacientes, as refeições são servidas nos seguintes horários: 

Desjejum: a partir das 7h

Almoço: a partir das 11h

Lanche: a partir das 14h

Jantar: a partir das 17h

Ceia: a partir das 19h 

*Pacientes internados onde não haja pernoite, mesmo com diária autorizada, não terão direito a refeição. Desta maneira, a mesma será cobrada particular. 

 

Para os acompanhantes, as refeições são servidas no Refeitório, localizado no 1º andar, nos seguintes horários:

Desjejum: 8h às 9h30

Almoço: 12h às 14h

Jantar: 18h30 às 19h45 

 

Não é permitido:

  • Guardar alimentos externos ou servidos pelo serviço de nutrição dentro do quarto. 
  • A entrada de alimentos nas dependências e quartos do hospital. 

 

Cantina 

Externa – Rei do Mate: 

Segunda a sexta-feira: 7h às 20h30 

Sábados, domingos e feriados: 8h às 20h30

Bem-estar (telefone, som, TV e internet)

Para fazer ligações locais, disque o número zero para obter linha e disque 9 para solicitar ligações para celular e interurbanos. Toda ligação local, interurbana, internacional ou para celular será cobrada com base na tarifa da companhia telefônica, acrescida de uma taxa a título de prestação de serviços. 

Dispomos de Internet sem fio (wireless) para pacientes e seus acompanhantes no 3º, 4º e 5º andar. Para acessar, clique em localizar Rede sem fio e após conectar wireless guest. No login, digite seu número de atendimento (localizado na pulseira ou na etiqueta). A senha é o número do CPF do paciente. Em caso de dúvidas, entre em contato com o funcionário da hotelaria responsável pelo andar. 

O controle remoto será fornecido mediante a assinatura do termo de responsabilidade no qual consta o valor a ser pago em caso de danos e deve ser devolvido por ocasião da alta. 

Tanto o aparelho de som como a TV devem ser usados em volume baixo, principalmente no horário de repouso. 

Pastoral da Saúde

O seu bem-estar espiritual também é uma preocupação da equipe da Pastoral da Saúde do HSVP. Caso necessite ou deseje a presença do Padre, da Irmã, do Ministro da Eucaristia ou do Agente da Pastoral, solicite através dos ramais:

Se desejar a visita do padre capelão ou do agente da Pastoral da Saúde, solicite por meio dos ramais 2002 ou 2361

IMPORTANTE: Lembre-se de fazer uma visita a Jesus e converse com Ele, no Santíssimo Sacramento da Capela do 1º andar. Ele lhe aguarda!

Missas e Oração

No Santuário da Medalha Milagrosa: 

Segunda-feira: 6h30 e 19h30

Terça a Sexta-feira: 6h30

Sábados: 7h

Domingo e dias santificados: 8h30, 10h e 18h 

Toda segunda-feira e todo dia 27 do mês – Novena da Medalha Milagrosa: 6h30 e 19h30 

 

Missas e eventos religiosos no Hospital (Capela):

Sábados: 15h 

Quartas-feiras: 14h 

 

Adoração Eucarística: quintas-feiras, 13h30. 

Círculo Bíblico: sextas-feiras, 08h (sala da Pastoral da Saúde).

Coral HSVP: quartas-feiras, das 12h às 14h.

Grupo de Oração (quinzenal): 13h30 na Capela.

Em todos os dias úteis, às 08h, temos o momento de fé, com a oração da manhã transmitida pelo circuito interno de TV – Canal 5. 

Terço de Nossa Senhora: de segunda a sexta-feira, às 14h30 (Capela e TV). 

Terço da Misericórdia: de segunda a sexta-feira, às 15h (Capela e TV). 

Adoração Eucarística: quintas-feiras, 13h30 (Capela e TV). 

Círculo Bíblico: sextas-feiras, 08h (Sala da Pastoral da Saúde). 

Coral HSVP: quartas-feiras, das 12h às 14h (Capela). 

Grupo de Oração (quinzenal): 13h30 (Capela e na TV). 

O circuito interno de TV – Canal 5 oferece diariamente programação religiosa, cultural e retransmissões de alguns programas da TV aberta e da TV SKY. Informações: 

Canal SKY – TV Canção Nova. 

Canal SKY – TV Aparecida. 

Canal SKY – TV Século XXI. 

Canal SKY – TV Rede Vida.

Alta hospitalar

Após a alta, o paciente deverá liberar o quarto em um período máximo de uma hora. Caso esse prazo seja ultrapassado, o paciente é o único responsável pelo pagamento da diária extra, já que os convênios não a assumem.

O Hospital proíbe aos seus profissionais o recebimento de gorjetas, pois são remunerados pelos serviços que prestam a você. Colabore com a filosofia da instituição, não fazendo esse tipo de oferta;

Ao receber as instruções de como continuar o tratamento em casa, não hesite em esclarecer dúvidas; 

Apresente-se no setor de Central de Pagamento para pagar sua conta e/ou assinar documentos pendentes, caso tenha sido internado por meio de algum convênio ou seguro-saúde; 

As despesas não cobertas pelo convênio ou seguro devem ser pagas no ato do fechamento da conta; 

Você poderá ser convocado para pagar algum procedimento não cobrado por ocasião da alta porque a notificação da sua realização não chegou a tempo ao setor de Faturamento. Pedimos desculpas; é raro, mas pode acontecer; 

O paciente somente deverá deixar o Hospital mediante a alta médica, check out da Hotelaria e quitação da conta hospitalar na Central de Pagamentos.

Ramais

Recepção: 2242 / 2649

Serviço Social: 2679

Pastoral da Saúde: 2361

Ouvidoria e Achados e Perdidos

Por meio da Ouvidoria, o hospital recebe críticas, elogios e sugestões dos clientes, atuando como agente de mudança e de melhoria contínua. Os relatos podem ser feitos por meio de formulário de avaliação, telefone, pelo Fale Conosco e pessoalmente. Eles são encaminhados às diretorias competentes para conhecimento e tratamento. 

Ramal: 2115 

Localização: Subsolo 2 (S2) 

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 16h30.

O setor de Segurança Patrimonial é responsável pela guarda dos objetos achados e perdidos no hospital por um prazo de 30 dias. Após esse período, os objetos são encaminhados para doação. Para informações, disque (21) 2563-2121, ramal 2381.