Centros avançados
Cirurgia Bariátrica
No serviço de Cirurgia Bariátrica do HSVP, chefiado pelo Dr. Alfredo Luiz Martins Fontes, os pacientes são acompanhados de perto desde a escolha da melhor técnica cirúrgica para cada caso até todo o processo pós-operatório (inclusive depois da alta).
Além da equipe de cirurgiões bariátricos, participam do tratamento uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e endoscopistas. Todos focados em oferecer atendimento personalizado e o melhor resultado para a perda de peso e a recuperação dos pacientes.
O serviço conta com suporte de um Centro Cirúrgico moderno e interligado com o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e a Unidade Pós-operatória. Além disso, nossos pacientes dispõem do Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem, onde podem realizar exames diversos, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio-x digital e ultrassonografia.
Quem pode fazer a Cirurgia Bariátrica?
Conforme os preceitos médicos, a indicação cirúrgica deve ser decidida sob a análise de três critérios: IMC, idade e tempo da doença.
Em relação ao índice de massa corpórea (IMC):
IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades;
IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades;
IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.
Em relação à idade:
• Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.
• Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por cirurgião e equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
• Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
• Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.
Em relação ao tempo da doença:
Pacientes que apresentam IMC e comorbidades em faixa de risco há pelo menos dois anos e realizaram tratamentos convencionais prévios, podem ter recomendação para a Cirurgia Bariátrica. Além disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente, também apontam para a cirurgia como possibilidade terapêutica.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Agende agora sua consulta ou exame com os especialistas do HSVP. Basta fazer o login ou realizar o cadastro, em caso de primeiro acesso, para começar.