Hoje, 31 de março, é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição. A data alerta para um debate já conhecido: para termos mais saúde, precisamos cuidar da nossa alimentação. Porém, para muitos, com a intensa rotina do dia a dia, é difícil colocar em prática hábitos que ajudariam a alcançar uma alimentação saudável e, consequentemente, melhor qualidade de vida.
Além disso, o consumo de alimentos ultraprocessados cresceu na pandemia. Segundo estudo do Datafolha, encomendado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), 9% dos brasileiros e brasileiras de 45 a 55 anos consumiam produtos ultraprocessados em outubro de 2019, já em junho de 2020, o número saltou para 16%.
É sempre importante lembrar que a adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos regularmente, pode evitar diversos problemas de saúde, como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.
Para ajudar você a colocar em prática bons hábitos alimentares, o Serviço de Nutrição do HSVP separou quatro receitas simples e saudáveis. Que tal incluí-las na sua alimentação?
1. Shot de alho para imunidade
Ingredientes:
- 1 dente de alho cru picado
- 1 colher de chá de cúrcuma
- Folhas de hortelã
- ½ limão espremido
Modo de preparo:
Adicione em um recipiente as folhas de hortelã com água e macere até soltar o sumo da erva e retire as folhas. Acrescente os demais ingredientes, misture e está pronto para beber. Lembre-se! Caso esteja com algum sintoma, procure um médico e faça o tratamento. Nenhum alimento substitui o medicamento.
2. Farofa de legumes
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara (chá) farelo de aveia
- 2 ovos
- 1/2 cebola picada
- 3 folhas de couve picadas
- 1 cenoura ralada
- 1/2 xícara de milho
- 2 dentes de alho amassados
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Ervas e tempero verde a gosto
- Castanhas opcionais
- Azeite a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira com azeite, refogue o alho picadinho e a cebola picada até dourar. Acrescente a couve, a cenoura ralada e refogue por mais alguns minutos. Junte o ovo e o milho, em seguida mexa sem parar. Acrescente o farelo de aveia, misture, adicione os temperos e a castanha. Desligue o fogo, regue com azeite a gosto (é o que faz a farofa não ficar muito seca) e misture.
3. Macarrão com abobrinha e gengibre
Ingredientes:
- ½ pacote de macarrão
- 4 dentes de alho médio picados
- 1 e ½ xícara (chá) de abobrinha picada
- ½ xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- Azeite a gosto (pouco!)
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão e reserve. Refogue o alho, adicione a abobrinha e o gengibre, tempere com sal e refogue até que a abobrinha fique macia. Desligue o fogo, junte as preparações e finalize com a salsinha e cebolinha.
4. Mingau funcional (Lembre-se de preparar na véspera)
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de aveia em flocos
- 1 xícara de leite integral (ou leite vegetal)
- 1 colher de sopa de sementes de chia
- 2 colheres de sopa de mamão picados
- 1 colher de sopa de morango picados
- 2 colheres de sopa de castanha picada
Modo de preparo:
Em um pote de vidro com tampa misture bem a aveia, a chia e o leite. Tampe o recipiente e leve à geladeira para passar a noite. No dia seguinte, basta adicionar as frutas e castanhas para consumi-lo.