A varíola dos macacos é uma doença viral bastante contagiosa, transmitida através do contato direto com as lesões de pele, pelo contato indireto com superíficies como roupas ou roupas de cama, e através de gotículas respiratórias. Requer que o paciente permaneça em isolamento até que todas as lesões evoluam para crosta e que as crostas caiam. As crostas ainda são consideradas infectantes.
Se você tem infecção considerada leve, é recomendado que mantenha o isolamento domiciliar, adotando as seguintes medidas de segurança:
1. Quarto privativo, com banheiro, sempre que possível.
2. Se banheiro compartilhado, realizar a desinfecção do vaso sanitário e das demais superfícies tocadas a cada uso (com hipoclorito, água sanitária). Sempre dar a descarga com a tampa fechada.
3. Se necessidade de contato com outras pessoas, manter o uso de máscara cirúrgica e manter as lesões de pele cobertas.
4. Higienizar as mãos (preferencialmente por fricção com solução alcoólica; água e sabão se sujidade visível).
5. Manter o ambiente arejado, janelas abertas.
6. Não compartilhar itens de uso pessoal.
7. Roupas de uso pessoal, de cama e de banho, e utensílios usados na alimentação devem ser lavadas separadamente. Podem ser lavadas com sabão e água >60°C. Caso a água quente não esteja disponível, lavar com solução de cloro (hipoclorito, água sanitária).
8. Roupas não devem ser sacudidas, evitando a dispersão de partículas infectantes. Devem ser colocadas em saco fechado e levadas diretamente para a lavagem.
9. A limpeza do ambiente deve ser sempre úmida (com pano úmido ou mop), não realizando varredura seca sob nenhuma hipótese. Utilizar soluções desinfetantes, como água sanitária, Lysoform ou álcool 70%.
10. O lixo deve ser colocado em saco lacrado
11. Após o término do período de isolamento, realizar a completa desinfecção do quarto e do banheiro. Se for realizada por outra pessoa, essa deve usar luvas, máscara N95 ou PFF2, além de roupa que cubra todo o corpo, encaminhada para lavagem logo após.