A obesidade é um problema de saúde pública. Dados apontam que 20,1% dos homens e 23,1% das mulheres sofrem de obesidade no Rio de Janeiro, segundo a Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Se a população não cuidar da saúde e mudar seus hábitos alimentares e deixar o sedentarismo de lado, o problema pode se agravar. E isso já foi comprovado por um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que mostrou que o número de brasileiros, entre 25 e 44 anos, com obesidade mórbida mais que dobrou de 2009-2020.
Aqui no HSVP temos dois setores que podem contribuir para a redução da obesidade: o ambulatório de nutrição e o serviço de cirurgia bariátrica. O primeiro pode ajudar você a controlar seu sobrepeso e ter melhores condições de saúde, a partir de um programa de dieta mais indicado às suas condições clínicas. Já o segundo é a solução para quem está em situação de obesidade mórbida, que se caracteriza quando “o índice de massa corporal (IMC) é igual ou acima de 35 até 39,9 e acompanhado de comorbidades, como diabetes, hipertensão, apneia, esteatose hepática ou ainda for igual ou acima de 40, mesmo sem comorbidades”, explica o cirurgião Alfredo Luiz Martins Fontes, chefe do serviço. Ele ressalta ainda que o HSVP realiza cirurgias com a moderna técnica videolaparoscópica, que confere recuperação rápida e eficiente.
Controlar a obesidade reduz doenças cardíacas, diabetes, alterações psicológicas, hormonais e nas articulações e coluna vertebral e o risco de câncer, refluxo gastroesofágico. Conte com o HSVP para cuidar da sua saúde!