O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no mundo, segundo a OMS. A doença pode atingir pessoas de todas as idades e quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de recuperação. Reconhecer os sinais de um AVC e providenciar socorro imediato ajudam a salvar vidas e minimizar as possíveis sequelas.
Este mês, realizamos a campanha ‘AVC: Eu me importo. E você?’, com treinamentos sobre o tema com as nossas equipes de saúde e colaboradores das áreas administrativas e de apoio, para orientar os profissionais sobre o protocolo de atendimento, os fatores de risco da doença, os sinais de alerta e como reconhecê-los. Sabe por que isso faz diferença? Porque nossos colaboradores estão preparados para identificar imediatamente os pacientes que cheguem em nossa emergência com suspeita de AVC.
A mobilização também englobou os pacientes e seus acompanhantes com distribuição de panfletos educativos e banners com orientações nas principais recepções. Ana Flávia Cassini, coordenadora do nosso Pronto Atendimento e responsável pela iniciativa, destaca a importância da ação para o público geral: “Todas as pessoas podem ter contato com alguém apresentando sintomas de AVC no trabalho, em casa ou na rua. Se soubermos reconhecer os sinais e procurar assistência o mais rápido possível, seremos capazes de dar qualidade de vida e até salvarmos vidas”, alerta.
Vale lembrar que o HSVP faz parte do Programa Angels, iniciativa internacional voltada para o tratamento do AVC isquêmico. No Brasil, apenas 150 hospitais são referências no atendimento a pacientes de AVC.