Pela oitava vez, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) conquistou o reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, pela alta adesão de suas equipes aos protocolos de Segurança do Paciente preconizados pelo Ministério da Saúde. Essa avaliação é realizada todos os anos em instituições de saúde de todo o país. “Esta conquista é um reflexo direto da união e do comprometimento de todas as áreas do hospital em implementar práticas e protocolos seguros e eficazes. E o maior beneficiado é, sem dúvida, o paciente, que está sempre no centro do cuidado e pode confiar que está sendo atendido em um ambiente que prioriza a sua segurança”, afirma Karina Tenan, diretora técnica do HSVP.
“Este reconhecimento da Anvisa se junta a outras importantes conquistas deste ano, como a renovação da acreditação internacional da Joint Commission International (JCI), e o selo de Certificação por Distinção de Serviços de Enfermagem, concedido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), um dos mais respeitados institutos de acreditação da América Latina. Juntos, estes reconhecimentos refletem o compromisso incansável de nossas equipes em promover uma cultura de qualidade e segurança “, celebra Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, diretora geral do hospital. Para o diretor-executivo, Rogério Bartkevicius, este é um resultado que não seria possível sem o esforço coletivo de cada colaborador. “A cultura da qualidade e da segurança é um valor essencial em nossa instituição. Mais do que um reconhecimento, ela nos impulsiona a avançar ainda mais, garantindo que nossos pacientes recebam cuidados seguros e humanizados.”
O coordenador da qualidade e risco do HSVP, Vanderlei Timbó, ressalta a importância do trabalho da gestão da qualidade hospitalar com alta conformidade em segurança do paciente. “Este esforço constante está relacionado à manutenção e ao aprimoramento contínuo das práticas e processos que contribuem para a prestação de cuidados assistenciais seguros e eficientes. Isso envolve um ciclo permanente de monitoramento, avaliação e melhoria das práticas, com foco na redução de riscos e melhoria da experiência do paciente.”
A análise das instituições é realizada pela equipe técnica da Coordenação da Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência da Vigilância Sanitária. Entre os critérios avaliados, dois são considerados indispensáveis: a atuação do Núcleo de Segurança do Paciente e a notificação regular de incidentes relacionados à assistência à saúde nos últimos 12 meses. As instituições são classificadas como tendo conformidade alta, média ou baixa. E aquelas classificadas com ‘Conformidade Alta’ passam a integrar a Lista de Hospitais com Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente, publicada no site da Anvisa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação – jor@sbcomunicacao.com.br