A alimentação hospitalar adequada é uma aliada importante para o restabelecimento da saúde e da qualidade de vida de um paciente internado. O nosso nutrólogo, que é especialista em suporte enteral e parenteral, Emiliano Folly, destaca que a alimentação correta impacta na recuperação do paciente e auxilia na diminuição do risco de infecções e na melhora das funções muscular e cardíaca, da cicatrização de feridas e até no estado mental. “É crucial identificar e tratar a desnutrição durante a hospitalização para melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes.
O médico aponta que vários fatores podem contribuir para a desnutrição hospitalar, desde a perda de apetite, devido a condições médicas e procedimentos hospitalares, até a dificuldade em deglutir e mastigar, passando pela ingestão insuficiente ou má absorção dos nutrientes.
“As equipes de saúde multidisciplinares desempenham um papel fundamental na avaliação nutricional, no planejamento de intervenções nutricionais adequadas e no monitoramento contínuo da ingestão de alimentos dos pacientes para prevenir e tratar a desnutrição hospitalar, contribuindo para uma recuperação mais eficaz e rápida”, explica ele.