Gordura no fígado, cirrose, hepatites, nódulos e tumores hepáticos e de pâncreas estão entre os principais motivos que levam pacientes ao Centro Avançado Hepatobiliar do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Em operação desde maio de 2019, o serviço especializado foi criado com objetivo de oferecer assistência de forma integrada a pacientes com doenças do fígado, vias biliares e pâncreas.
“Aqui o paciente tem mais comodidade e eficiência. Oferecemos cuidado integral, desde a primeira consulta à realização de exames para diagnóstico e o tratamento, passando pela cirurgia, se for o caso. Pacientes oncológicos têm também acesso a tratamentos como quimioterapia e radioterapia. Concentrando todas as fases da assistência, podemos reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, o que contribui para melhorar a qualidade de vida do paciente”, esclarece o especialista em cirurgia do aparelho digestivo Douglas Bastos, que coordena o Centro Avançado Hepatobiliar e é chefe do serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do hospital.
Transplantes hepáticos
“O nosso hospital é uma unidade de alta complexidade, com tecnologia de ponta e que oferece o que há de melhor na medicina. Além dos tratamentos e cirurgias, somos uma unidade credenciada junto ao Sistema Nacional de Transplantes para a realização de transplantes hepáticos, o que mostra a excelência e a seriedade do trabalho desenvolvido”, acrescenta Bastos, que é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, além de ser membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato-Pancreato Biliar.
O transplante de fígado é a solução para devolver a saúde e a qualidade de vida a pacientes com quadros de perda da função hepática. Entre as doenças que podem evoluir para o mau funcionamento do fígado estão:
- tumores malignos,
- cirrose,
- hepatites,
- lesões hepáticas provocadas pelo uso excessivo de álcool,
- uso de medicamentos hepatotóxicos.
A maioria dessas doenças avança de forma silenciosa, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o início do tratamento.
Equipamentos de ponta
O parque tecnológico que atende o Centro Hepatobiliar conta com modernos equipamentos que permitem o diagnóstico de doenças como gordura no fígado, cirrose hepática e câncer de fígado, além de nódulo hepático, câncer de pâncreas e cisto no pâncreas, entre outras. “No Centro Hepatobiliar, contamos com um equipamento de ultrassom exclusivo para a realização da elastografia hepática. Trata-se de um exame rápido e indolor e que permite dispensar a necessidade de biópsia no órgão, sobretudo quando necessitamos avaliar o grau de fibrose”, esclarece a hepatologista do HSVP, Dra. Andreia Evangelista.