AGENDE SUA CONSULTA  (21) 2563-1107                 Fale conosco         Trabalhe conosco                               

  • Institucional
    • Quem Somos
      • História
      • Diretoria
      • Missão, visão e valores
      • Associação São Vicente de Paulo
    • Corpo Clínico
    • Centro de Estudos
    • Serviços
    • Certificações e Acreditações
    • Serviço Social
    • Pastoral da Saúde
    • Sala de Imprensa
    • Treinamento institucional
    • Portal de Compras
  • Sou Paciente
    • Consultas
      • Centros Avançados
        • Ortopedia
        • Oftalmologia
        • Urologia
        • Hepatobiliar
        • Oncologia
      • Especialidades Médicas
      • Ambulatório de Fisioterapia
      • Central de Marcação Online
    • Exames e Procedimentos
      • Agendar Exame
      • Resultados de Exames
      • Diagnóstico por Imagem
      • Análises Clínicas
      • Hemodiálise
      • Colposcopia
      • Neurofisiologia Clínica
      • Cardiológicos e vasculares
        • Exames
        • Hemodinâmica
      • Endoscopia
      • Videoendoscopia Ginecológica
    • Cirurgias
      • Cirurgia Bariátrica
      • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
      • Cirurgia Cardíaca
      • Cirurgia Craniomaxilofacial
      • Cirurgia da Mão
      • Cirurgia Geral
      • Cirurgia Plástica
      • Cirurgia Robótica
      • Cirurgia Torácica
      • Cirurgia Vascular e Endovascular
      • Neurocirurgia
    • Pronto Atendimento 24h
    • Internação
    • Convênios
    • Guia do paciente
      • Manual do Paciente
      • Direitos e Deveres
      • Segurança do Paciente
  • Sou Médico
    • Agenda de Consultas e Cirurgias
    • Agenda de Exames
    • Portal HSVP
  • Notícias
    • Blog
    • Newsletter

  AGENDE SUA CONSULTA  (21) 2563-1107

               

Diabetes: a prevenção é o melhor remédio

25 de agosto de 2021

Aproximadamente 463 milhões de adultos vivem com diabetes, em todo o mundo. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, este número deve chegar a 578 milhões em 2030 e 700 milhões em 2045. Um levantamento da mesma instituição aponta que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking da doença no mundo, com cerca de 12,5 milhões de diabéticos.

 “O diabetes é uma doença crônica que, em muitos casos, está diretamente ligada ao modo de vida da pessoa. Obesidade, sedentarismo e alimentação desregrada são alguns dos fatores que contribuem para o início da doença”, explica a chefe do serviço de Endocrinologia do HSVP, Ana Cristina Belsito.

Principal desafio para os pacientes com a doença é o diagnóstico

“O diabetes é uma doença ‘silenciosa’. Mais da metade dos diabéticos não sabe que é portador dessa condição e, muitas vezes, quando começam a apresentar os sintomas, a doença já está em uma fase mais avançada”, alerta a especialista. 

Os principais sinais da doença são: 

  • Emagrecimento
  • Boca seca
  • Diurese abundante
  • Halitose
  • Astenia
  • Prostração

“Sem o devido acompanhamento e controle, a hiperglicemia provocada pelo diabetes pode causar lesões em órgãos como coração, rins, nervos e retina”, alerta a médica.

Tratamento

A endocrinologista explica que o diabetes tipo 1 é decorrente de alterações genéticas e imunológicas que levam à redução ou falência da célula pancreática. Já o diabetes tipo 2 tem causas diversas, como alguns tipos de medicamentos, gestação, obesidade, traumas que acometam o pâncreas, herança genética e outras doenças metabólicas.

Em ambos os casos, o tratamento indicado é dieta específica, com baixa ingestão de açúcares e gorduras e rica em fibras; atividade física regular, medicamentos antidiabéticos orais e, com a evolução da doença, se necessário, o uso de insulina. 

“A dieta e a prática de exercícios não excluem a necessidade do uso de remédios, mas sabemos que os bons hábitos retardam a evolução da doença e podem até contribuir para reduzir as doses da medicação. Por esta razão, é muito importante que o paciente tenha uma rotina de atividade física regular e siga orientação nutricional para que a evolução clínica seja bem acompanhada”, orienta Ana Belsito.

Algumas pessoas se tornam diabéticas mesmo tendo hábitos saudáveis, mas a maioria precisa modificar o seu estilo de vida

“Iniciar uma atividade física com regularidade e melhorar a qualidade da alimentação são atitudes fundamentais para ajudar no controle metabólico”, ensina a especialista. Entre as dicas de alimentação, ela recomenda o fracionamento do número de calorias diárias em várias refeições pequenas (de 5 a 6 refeições ao dia), melhorando a qualidade dos carboidratos ingeridos e reduzindo gordura.

Além da adoção de um estilo de vida saudável, a realização de exames regulares é fundamental para que o diabetes possa ser detectado numa fase inicial.

Aqui no HSVP, oferecemos estrutura para todas as fases do tratamento do diabetes, desde o diagnóstico precoce até o controle da doença. Marque uma consulta com nossos especialistas e cuide da sua saúde!

Posts recentes

  • Hospital São Vicente de Paulo lança Programa ESG, reforça projetos em andamento e anuncia obras sustentáveis e a criação de instituto de ensino e pesquisa
  • Pacientes em tratamento oncológico no HSVP contam com tecnologia que reduz queda de cabelo na quimioterapia
  • Hospital São Vicente de Paulo promove Semana da Hospitalidade e convida colaboradores a enxergar pelos olhos do cliente
  • Alerta de golpe: entrega de exame domiciliar
  • Artroscopia de joelho: entenda o procedimento realizado por Xuxa

Categorias

  • +Bem-estar
  • +Prevenção
  • +Saúde

Rua Doutor Satamini, 333, Tijuca
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20270-233

Central de Atendimento 24h
+55 (21) 2563-2121 | (21) 3747-3500

Ouvidoria
+55 (21) 2563-2115

Institucional

 

Quem Somos

Corpo Clínico

Centro de Estudos

Serviço Social

Pastoral da Saúde

Serviços

Sala de Imprensa

Treinamento Institucional

Portal de Compras

Sou paciente

 

Centros Avançados

Especialidades Médicas 

Ambulatório de Fisioterapia

Central de Marcação Online

Resultados de Exames

Pronto Atendimento 24h

Internação

Convênios

Guia do Paciente

 

Sou médico

 

Agenda de Consultas e Cirurgias

Agenda de Exames

Portal HSVP

Notícias

 

Blog

Newsletter

 

Fale Conosco

Trabalhe Conosco 

Fale com a JCI

Siga o HSVP nas redes:

         

Suporte Técnico

Política de Privacidade – LGPD

© 2024 HSVP – Hospital São Vicente de Paulo – Todos os direitos reservados.
Criação e desenvolvimento: SB Comunicação