Quando uma pessoa vai fazer uma cirurgia é comum ela ter certa insegurança e vem algumas indagações: ‘será que vai dar certo’, ‘eu vou ficar bem’, ‘algo inesperado pode acontecer’?
Para dar mais tranquilidade aos pacientes, aqui no HSVP adotamos o protocolo de cirurgia segura, uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Joint Commission International (JCI) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Você sabe como esse protocolo é posto em prática no nosso hospital? Com a palavra, a coordenadora da Enfermagem do nosso Centro Cirúrgico, Caroline Cardoso: “O processo de cirurgia segura é iniciado no momento em que há indicação da cirurgia e só termina no pós-operatório. Ele acontece em todos os momentos do ato cirúrgico: quando o paciente chega ao centro cirúrgico, antes mesmo da anestesia, imediatamente antes da incisão cirúrgica e logo após a cirurgia.”
No primeiro momento, o paciente participa e interage com a equipe confirmando dados pessoais e referentes à cirurgia, bem como a lateralidade ou local exato do procedimento, chamado de sítio cirúrgico. “Posteriormente, checamos se a equipe está completa e se todo material, equipamentos e os recursos necessários para o procedimento estão disponíveis”, diz a coordenadora.
Caroline explica ainda que imediatamente antes da incisão cirúrgica, quando o paciente já está anestesiado, todos os itens são novamente conferidos. “A dupla checagem de todas as informações pertinentes à cirurgia e às necessidades do paciente, com interação de todos os membros da equipe cirúrgica participante, é mais uma etapa para aumentar a segurança do paciente.”
Logo após a cirurgia, antes do paciente sair da sala operatória é confirmada e garantida a efetividade de todo o processo cirúrgico e analisados os pontos mais importantes para o cuidado do paciente. “Só depois desse processo, o paciente, estando bem, é liberado para voltar para a UTI ou o quarto, dependendo da situação. Todo esse processo é personalizado, já que cada cirurgia tem a sua especificidade, conforme o problema do paciente”, enfatiza a coordenadora de Enfermagem do nosso Centro Cirúrgico.
A segurança de todos os processos é uma prioridade para nós!