Dizem que quem canta, seus males espanta. E quem sorri também, de acordo com Franciely Bottaro, supervisora do nosso serviço de Psicologia. Estudos apontam que há muitos benefícios na risada e também no sorriso. “Rir e sorrir ajudam a reduzir os níveis de hormônios do estresse, promovendo um estado de relaxamento, prazer e bem-estar. Além disso, são estudados benefícios ao sistema imunológico e à saúde vascular.
“Sorrisos e risadas são formas universais de comunicação que ajudam a criar e fortalecer conexões sociais. Isso melhora as relações interpessoais e promove um senso de pertencimento, provocando um impacto significativo no bem-estar físico e mental”, explica. E acrescenta: “rir estimula a liberação de substâncias que promovem sensações de prazer e bem-estar, proporcionando relaxamento e alívio de tensões, o que ajuda a criar um estado de espírito mais feliz”.
De acordo com Franciely, o hábito de sorrir pode ser uma estratégia auxiliar diante de situações difíceis. Segundo ela, sorrir ajuda a aliviar a tensão muscular e a relaxar o corpo, mesmo em situações de estresse. Esse efeito pode facilitar a tomada de decisões mais claras e racionais. O sorriso ajuda a desenvolver resiliência, a capacidade de se adaptar e se recuperar de dificuldades. “Em momentos difíceis, um sorriso pode ser uma ferramenta para melhorar a comunicação. Ele transmite uma mensagem de abertura e disponibilidade, facilitando o diálogo e a cooperação”, ensina ela.
Agora que você já sabe de tantos benefícios, anote a dica da nossa psicóloga: “sorrir pode incentivar as pessoas ao redor a oferecer apoio e conforto, criando uma rede de suporte essencial para lidar com situações difíceis. O sorriso, além de ser um reflexo de alegria, pode ser uma das estratégias de manutenção da saúde mental e emocional, especialmente em tempos desafiadores”.