Muita gente acredita que estar em forma, com o peso controlado, é sinônimo de boa saúde, mas nem sempre isso é verdade. O colesterol alto é uma condição que não escolhe forma física e pode afetar até mesmo quem é magro. O colesterol é uma substância essencial para o funcionamento do organismo, mas o chefe do nosso serviço de Cardiologia, Aristarco Siqueira Filho, alerta: “seu excesso pode levar a sérios problemas de saúde, sobretudo doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”.
Nosso cardiologista, que também é professor da UFRJ, ressalta que estar magro não significa automaticamente estar livre do colesterol alto. “Fatores genéticos, dieta inadequada e sedentarismo podem elevar os níveis do LDL, o chamado colesterol ruim em qualquer pessoa, independentemente do seu peso. Isso reforça a importância de monitorar regularmente os níveis de colesterol através de exames de sangue”, explica ele.
A dica do especialista para prevenir o colesterol alto são mudanças simples, mas eficazes no estilo de vida. “A receita de uma vida saudável já é conhecida: manter uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, é fundamental. A prática regular de atividades físicas também contribui significativamente para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol. Outra recomendação é evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como frituras e produtos industrializados”.
Lembre-se: cuidar do coração não tem a ver apenas com a aparência física. Realizar check-ups periódicos e seguir as orientações médicas são passos importantes para uma vida longa e saudável. Aqui no HSVP contamos com toda a estrutura para a realização de exames para você ficar em dia com a saúde do seu coração.