AGENDE SUA CONSULTA  (21) 2563-1107                 Fale conosco         Trabalhe conosco                               

  • Institucional
    • Quem Somos
      • História
      • Diretoria
      • Missão, visão e valores
      • Associação São Vicente de Paulo
    • Corpo Clínico
    • Centro de Estudos
    • Serviços
    • Certificações e Acreditações
    • Serviço Social
    • Pastoral da Saúde
    • Sala de Imprensa
    • Treinamento institucional
    • Portal de Compras
  • Sou Paciente
    • Consultas
      • Centros Avançados
        • Ortopedia
        • Oftalmologia
        • Urologia
        • Hepatobiliar
        • Oncologia
      • Especialidades Médicas
      • Ambulatório de Fisioterapia
      • Central de Marcação Online
    • Exames e Procedimentos
      • Agendar Exame
      • Resultados de Exames
      • Diagnóstico por Imagem
      • Análises Clínicas
      • Hemodiálise
      • Colposcopia
      • Neurofisiologia Clínica
      • Cardiológicos e vasculares
        • Exames
        • Hemodinâmica
      • Endoscopia
      • Videoendoscopia Ginecológica
    • Cirurgias
      • Cirurgia Bariátrica
      • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
      • Cirurgia Cardíaca
      • Cirurgia Craniomaxilofacial
      • Cirurgia da Mão
      • Cirurgia Geral
      • Cirurgia Plástica
      • Cirurgia Robótica
      • Cirurgia Torácica
      • Cirurgia Vascular e Endovascular
      • Neurocirurgia
    • Pronto Atendimento 24h
    • Internação
    • Convênios
    • Guia do paciente
      • Manual do Paciente
      • Direitos e Deveres
      • Segurança do Paciente
  • Sou Médico
    • Agenda de Consultas e Cirurgias
    • Agenda de Exames
    • Portal HSVP
  • Notícias
    • Blog
    • Newsletter

  AGENDE SUA CONSULTA  (21) 2563-1107

               

Hospital São Vicente de Paulo realiza procedimento inédito no Rio de Janeiro para casos de obstruções gastrointestinais

10 de dezembro de 2024

A gastroenteronastomose guiada por ecoendoscopia é um procedimento inovador e minimamente invasivo utilizado no tratamento de obstruções gastrointestinais, especialmente em casos de câncer avançado que afetam o estômago e o intestino. De acordo com Márcia Costa, médica endoscopista do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), a técnica foi desenvolvida para substituir as cirurgias tradicionais e por laparoscopia. “Nossa equipe foi a primeira a realizar este procedimento no Rio de Janeiro. Esta é uma técnica relativamente recente e depende de equipes médicas com treinamento especializado e centros médicos que disponham de equipamentos modernos e adequados, como o ecoendoscópio e as próteses utilizadas no procedimento”, adianta ela.

A especialista destaca que o procedimento tem a mesma taxa de sucesso do tratamento cirúrgico convencional, com algumas vantagens: “redução do tempo de procedimento e de hospitalização, menor taxa de complicações e possibilidade de tratar pacientes em piores condições clínicas”, cita.

A gastroenteronastomose ecoguiada é realizada por meio de um endoscópio flexível introduzido pela boca e elimina a necessidade de incisões abdominais, o que permite uma recuperação mais rápida. “O exame oferece uma visualização detalhada das estruturas internas, o que facilita a criação de uma nova comunicação, que chamamos de anastomose, com a colocação de uma prótese metálica que faz a ligação entre o estômago e o intestino. É uma alternativa à abordagem cirúrgica, que é mais invasiva e pode estar associada a um maior tempo de internação e custos”, complementa a médica.

Além de outras indicações terapêuticas, a ecoendoscopia também auxilia na detecção e diagnóstico de doenças do esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, vesícula e vias biliares, nódulos linfáticos e massas tumorais suspeitas de neoplasia nas regiões do mediastino e abdome superior.

Posts recentes

  • Hospital São Vicente de Paulo lança Programa ESG, reforça projetos em andamento e anuncia obras sustentáveis e a criação de instituto de ensino e pesquisa
  • Pacientes em tratamento oncológico no HSVP contam com tecnologia que reduz queda de cabelo na quimioterapia
  • Hospital São Vicente de Paulo promove Semana da Hospitalidade e convida colaboradores a enxergar pelos olhos do cliente
  • Alerta de golpe: entrega de exame domiciliar
  • Artroscopia de joelho: entenda o procedimento realizado por Xuxa

Categorias

  • +Bem-estar
  • +Prevenção
  • +Saúde

Rua Doutor Satamini, 333, Tijuca
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20270-233

Central de Atendimento 24h
+55 (21) 2563-2121 | (21) 3747-3500

Ouvidoria
+55 (21) 2563-2115

Institucional

 

Quem Somos

Corpo Clínico

Centro de Estudos

Serviço Social

Pastoral da Saúde

Serviços

Sala de Imprensa

Treinamento Institucional

Portal de Compras

Sou paciente

 

Centros Avançados

Especialidades Médicas 

Ambulatório de Fisioterapia

Central de Marcação Online

Resultados de Exames

Pronto Atendimento 24h

Internação

Convênios

Guia do Paciente

 

Sou médico

 

Agenda de Consultas e Cirurgias

Agenda de Exames

Portal HSVP

Notícias

 

Blog

Newsletter

 

Fale Conosco

Trabalhe Conosco 

Fale com a JCI

Siga o HSVP nas redes:

         

Suporte Técnico

Política de Privacidade – LGPD

© 2024 HSVP – Hospital São Vicente de Paulo – Todos os direitos reservados.
Criação e desenvolvimento: SB Comunicação